Doença reumática na infância – Fique atento aos sinais

Cerca de 25% das doenças reumáticas se iniciam em pessoas com idade abaixo dos 16 anos. Para alertar sobre o assunto, 18 de março foi instituído como o Dia Mundial da Criança com Reumatismo. O médico reumatologista pediátrico Evaldo Gomes, que atua no Hospital Universitário Lauro Wanderley, chama a atenção aos principais sinais e alerta sobre a importância do diagnóstico precoce, fundamental para evitar sérias complicações caso não seja tratada adequadamente.

Embora seja mais comum em adultos e idosos, crianças e adolescentes também são afetados pelo reumatismo. Os principais sintomas são febre recorrente; quedas e tropeços frequentes; dores, vermelhidão, inchaço e rigidez nas juntas, braços ou pernas; perda de peso e atraso no crescimento; além de impossibilidade de realização de atividades diárias, que toda criança costuma fazer, como brincar e correr.

Segundo Evaldo Gomes, as doenças reumáticas podem causar graves sequelas e comorbidade se não tratadas corretamente, no entanto o diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem uma melhor qualidade de vida. As doenças reumáticas são caracterizadas por comprometer o sistema musculoesquelético, mas podem afetar outros órgãos do corpo, como rins, pulmões, olhos, intestino, pele, e até mesmo o coração.

O reumatologista Evaldo explicou que o tratamento pode ser não farmacológico, nesses casos há indicação de acompanhamento com equipe multiprofissional, como psicólogo, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudiólogo e fisioterapeuta. O tratamento também pode ser farmacológico, principalmente para diminuir dores e inflamação.

Atenção para os sintomas 

Dor, inchaço, vermelhidão, dificuldade de movimentar ou rigidez nas juntas, braços ou pernas, sobretudo se ocorrer pela manhã ou quando a criança está parada.

Quedas e tropeços frequentes;

Impossibilidade de realizar atividades rotineiras como correr, brincar ou se vestir;

Febre prolongada ou recorrente;

Perda de peso e atraso no crescimento.

 

Fique alerta, se o seu filho apresenta esses sintomas procure um reumatologista.

 

Com informações do site: https://paraiba.com.br/2022/03/18/especialista-alerta-sobre-sinais-de-doencas-reumaticas-em-criancas-e-adolescentes/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.